• Angola integra Missão de Observação para as eleições gerais do Botswana


    O comissário nacional Jorge Mussonguela e o director do Gabinete Jurídico da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Sebastião Timóteo, integram uma equipa de observadores do Fórum das Comissões Eleitorais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (ECF-SADC), que se encontra em Gaborone, no Botswana, para observar as eleições gerais daquele país.

    Cerca de cento e cinquenta e cinco mil tswaneses estão convocados a dirigirem-se às urnas no 31 deste mês, para participarem nas eleições presidenciais, legislativas e locais do Botswana.

    A Missão de Observação do ECF-SADC, que é chefiada pelo presidente da Comissão Nacional Eleitoral Independente da Tanzânia Jacobs Mwambegel, integra, ainda, a comissária da Comissão Eleitoral Independente da África do Sul Janet Love, e é composta por 29 observadores, provenientes das Comissões Eleitorais de Angola, Malawi, Zanzibar, Lesotho, República Democrática do Congo (RDC), Zimbabwe, E-swatini, África do Sul e Tanzânia.

    A Missão de Observação do ECF-SADC já acompanhou os comícios dos partidos políticos concorrentes às eleições gerais do Botswana, nas regiões de Gaborone Central e Gaborone Norte, Kgatleng Central, Kgatleng Este e Kgatleng Oeste, Molepolole Norte e Sul, Kanye e Selibe Phikwe.

    Concorrem às eleições gerais no Botswana o Partido Democrático, Guarda Chuva para a Democracia e a Frente Patriótica, devendo o pleito permitir eleger a composição do 13º Parlamento e os Conselhos Locais de todo o país.