• Angola e Quénia definem caminhos para um crescimento multidimensional


    As Repúblicas de Angola e do Quénia realizam, até hoje, após três dias, na cidade de Nairobi, a Primeira Sessão da Comissão Mista Bilateral, com o objectivo de definirem um caminho conjunto para reforçar a cooperação, num processo que envolve negociações entre as equipas técnicas e a consolidação ministerial.

    Em entrevista ao Jornal de Angola, esta quarta-feira (mais detalhes na edição impressa de quinta-feira), o embaixador acreditado no Quénia, Sianga Abílio, explicou os "meandros” do que ocorre, desde segunda-feira, considerando que "a presente sessão tem um cunho histórico, por se tratar da primeira do género entre os dois países”.

    "Significa, duma maneira geral, que, doravante, as relações entre Angola e Quénia vão testemunhar um crescimento multidimensional, daí a presença, em Nairobi, de uma delegação técnica multissectorial”, argumentou o diplomata que integra uma comitiva liderada por Jorge Cardoso, director para África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores.

    Além de Carlos Sardinha, responsável da Direcção de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores, técnicos da Presidência da República e de vários departamentos ministeriais, a equipa foi repartida em três grupos temáticos, nomeadamente, Negócios Estrangeiros e Segurança; Assuntos Económicos e Comércio; Assuntos Sociais e Culturais.

    Na agenda de trabalho das delegações técnicas de Angola e do Quénia constam, dentre outros, projectos de acordos ligados aos sectores da Saúde, Agricultura, Ambiente, Telecomunicações, Transporte Marítimo, Juventude e Desportos.