• Angola e Portugal analisam cooperação bilateral para solidificarem laços diplomáticos


    Angola e Portugal analisaram, hoje, a cooperação bilateral, em Luanda, para solidificarem os laços diplomáticos.

    O encontro decorreu, no anfiteatro Afonso Van-Dúnem (Mbinda), entre o secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes, e o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Nuno Sampaio.

    Segundo uma nota do MIREX, enviada ao JA Online, na ocasião as duas entidades passaram em revista assuntos de carácter bilateral entre ambos países e analisaram o ponto de situação da implementação do Programa Estratégico de Cooperação, nas áreas da educação, formação profissional e justiça, a Cooperação no contexto da CPLP, bem como a implementação de mecanismos para promoção da língua portuguesa.

    As partes reiteraram, igualmente, que os avanços registados na cooperação Angola-Portugal, “simbolizam a relevância significativa atribuída a construção das relações políticas e diplomáticas”, e enquadram-se no contexto do contínuo estreitamento em benefício dos Governos dos dois Estados e de respectivos povos.

    Estiveram presentes nesta reunião de trabalho, ainda, os embaixadores Maria Cuandina de Carvalho, directora Europa do MIREX, e o embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Portuguesa acreditado na República de Angola, Francisco Alegre Duarte.

    Angola e Portugal mantêm assinados vários acordos de cooperação bilateral, sobretudo nos domínios económico e financeiro, com destaque para o Programa de Cooperação Estratégica, rubricado, em 2023, com uma duração prevista até o ano 2027.

    Este programa cobre sectores significativos como das Finanças, Ensino Superior, Infra-estruturas, Comunicação Social, Justiça e Defesa e um vasto leque de acções importantes a serem implementadas, refere o documento.

    Em Março de 1976, Angola e Portugal estabeleceram relações diplomáticas, após a declaração da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.