As autoridades de Angola e do Peru discutiram, segunda-feira, em Luanda, estratégias para o fortalecimento das relações bilaterais, com destaque para a concertação político-diplomática e a dinamização dos laços económicos.
As posições foram concertadas durante um encontro entre o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, e o novo embaixador indigitado da República do Peru em Angola, com estatuto de não residente, José Javier Augusto Shaw, que serviu,também, para a apresentação das Cartas Figuradas do diplomata.
O momento, de acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, serviu, também,para as duas entidades debruçarem-se sobre questões relacionadas com o fortalecimento das relações bilaterais entre Angola e o Peru, entre as quais se destacam a concertação político-diplomática e dinamização das relações económicas.
A materialização de uma presença mais expressiva do Peru no quadro geopolítico africano foi um dos pontos centrais da interlocução, no qual o diplomata peruano demonstrou a intenção do seu país fortalecer os laços político-diplomáticos com o continente africano através de missões diplomáticas e da participação em organismos regionais, nomeadamente a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O novo embaixador do Peru em Angola, com residência oficial em Pretória, República da África do Sul, referiu a prioridade atribuída pelo seu Governo ao estreitamento das relações com os países africanos de língua portuguesa, recordando, nesta conformidade, a candidatura do seu país ao estatuto de Observador Associado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), uma iniciativa que traduz a aposta estratégica peruana na aproximação ao espaço lusófono.
Trata-se da primeira vez que um embaixador peruano apresenta as Cartas Figuradas junto das autoridades angolanas, o que representa uma nova etapa nas relações bilaterais entre os dois países, sobretudo no âmbito dos laços político-diplomáticos e económicos.
Antes da sua nomeação para a chefia da missão diplomática na África do Sul e Angola, José Javier Augusto Shaw desempenhou as funções de ministro conselheiro na Embaixada do Peru na Rússia, facto que lhe conferiu vasta experiência em matéria de diplomacia multilateral e relações internacionais.
Reforçados laços com o Sudão do Sul
O secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, recebeu, também, ontem, as Cartas Figuradas de Simon Duke Michel, novo embaixador indigitado do Sudão do Sul em Angola, igualmente com estatuto de não residente.
Na ocasião, o diplomata sul-sudanês entregou ao secretário de Estado uma mensagem oficial do ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional do Sudão do Sul, Ramadan Mohammed Abdal-lah Goc, dirigida ao seu homólogo angolano Téte António.
A entrega das Cartas Figuradas pelo embaixador Simon Duke Michel marca uma nova fase nas relações bilaterais entre Angola e o Sudão do Sul, abrindo caminho para maior dinamismo diplomático e o reforço da cooperação em diversas áreas.
Mesmo sem residência oficial em Angola, o diplomata sul-sudanês comprometeu-se a promover acordos bilaterais e estabelecer contactos directos com as autoridades angolanas, visando fortalecer os laços entre os dois países.
A mobilidade do embaixador sul-sudanês entre Angola e o país onde reside vai permitir um acompanhamento próximo das relações bilaterais, para garantir que as questões prioritárias da agenda diplomática comum sejam tratadas com competência e celeridade.