O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e o homólogo do Ghana, Samuel Okudzeto Ablakwa, abordaram, esta quinta-feira, em Adis Abeba, o reforço de cooperação entre os dois países.
Angola considera que os dois Estados devem desenvolver relações estratégicas, as quais serão fundamentais para o crescimento económico dos dois povos.
Segundo uma nota do MIREX, enviada ao JA Online, a ocasião serviu, igualmente, para Téte António endereçar felicitações ao novo Presidente do Ghana pela recente vitória nas eleições presidenciais.
O chefe da diplomacia angolana expressou, igualmente, o desejo de que este novo ciclo governativo contribua para o fortalecimento das relações entre o país e o Ghana.
A troca de visitas ao mais alto nível busca a dinamização dos laços político-diplomáticos e económicos foi outro dos pontos que também mereceu atenção durante o encontro entre as referidas entidades.
O Ghana assume, actualmente, a presidência da Comissão do Golfo da Guiné, organismo regional cuja sede está situada em Luanda.
As relações entre Angola e o Ghana remontam a 20 de Outubro de 1975, data em que foi assinado um Acordo de Amizade e Cooperação.
Em Fevereiro de 2024, os dois países assinaram nove instrumentos jurídicos destinados a reforçar a cooperação bilateral, refere o documento.