• Angola e Filipinas realizam primeira Reunião sobre Consultas Políticas


    Angola e Filipinas realizaram, esta segunda,feira, em Manila, a primeira Reunião sobre Consultas Políticas, macando o terceiro momento histórico na relação entre os dois Estados.

    A reunião foi co-presidida pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e a sub-secretária para as Relações Bilaterais e Assuntos da ASEAN das Filipinas, Theresa P. Lazaro.

    As consultas políticas, segundo um comunicado de imprensa, foram divididas em dois momentos: um primeiro, em que foram abordadas as questões de cooperação bilateral nos domínios político, económico-empresarial, agricultura, comércio, turismo, marítimo, formação técnico-profissional e a cooperação sul-sul.

    No segundo momento, as delegações analisaram as situações continentais e regionais de Angola, e das Filipinas, mormente a União Africana, SADC a a ASEAN, bem como a candidatura das Filipinas para membro não Permanente do Conselho de Segurança para o período 2027-2028, a ser submetida no próximo ano.

    Durante as abordagens, as chefes das delegações reafirmaram o compromisso de juntos trabalharem para cooperar e dinamizar sinergias com vista a formação de capital humano, nos sectores da agricultura, pescas, indústria, turismo e marítimo.

    A secretária de Estado Esmeralda Mendonça acolheu o interesse e pré-disposição do Governo filipino em levar para Angola valências técnicas em vários ramos do saber, sobretudo no domínio da economia e do investimento, uma vez que a diplomacia angolana tem como “humbrela” a economia.

    Já em relação aos instrumentos jurídicos não assinados nesta reunião inaugural, a secretária de Estado convidou a parte filipina para deslocar-se à Luanda no sentido de serem concluidos na capital angolana.

    Trata-se do Memorando de Entendimento entre a Academia Diplomática Venâncio de Moura e o Instituto de Relações Internacionais das Filipinas, bem como o Acordo de Isenção Mútua de Vistos em Passaportes Diplomáticos, Oficiais e de Serviço entre os governos da República de Angola e das Filipinas.