Angola e os Estados Unidos da América abordaram, esta terça-feira, em Luanda, o aprofundamento das relações estratégicas nos domínios comercial e económico.
A abordagem foi feita durante um encontre entre a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e o Encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola, Noah Zaring.
Na ocasião, as duas entendidas deram particular destaque à Cimeira de Negócios EUA-África, agendada para Junho deste ano, em Luanda, refere uma nota, enviada ao JA Online.
Para o diplomata norte-americano, a Cimeira se configura como espaço determinante para os investidores do seu país apresentarem projectos e iniciativas de interesse comum.
Noah Zaring destacou o interesse do Governo norte-americano, sob a liderança do Presidente Donald Trump, neste processo.
Reiterou, igualmente, a predisposição do seu país para formalizar instrumentos de cooperação nos diferentes domínios da economia, como resultado da realização da referida Cimeira, bem como assistência humanitária e no progresso sustentável dos países africanos.
Durante a audiência, os dois interlocutores abordaram, ainda, a intensificação das trocas de visitas de alto nível entre os dois Estados, o que servirá como instrumento de consolidação da concertação político-diplomática.
As relações político-diplomáticas entre Angola e os Estados Unidos da América foram formalizadas no dia 19 de Maio de 1993.
Desde 2002, as iniciativas centram-se na promoção e fortalecimento de instituições democráticas, na prosperidade económica e na melhoria da saúde pública.
Em Dezembro de 2024, o antigo Joe Biden, o então Presidente dos Estados Unidos da América, efectuou a primeira visita de um mandatário norte-americano a Angola.