O ministro do Interior da República de Angola, Eugénio Laborinho, destacou hoje (23/01/24), os fortes laços históricos com a África do Sul desde a luta pela independência e fim do apartheid.
Discursando na reunião ministerial que encerrou o encontro de peritos, Eugénio Laborinho enfatizou o alinhamento dos dois países a nível da Comunidade de Desenvolvimento de África Austral (SADC) de que Angola preside actualmente e pela União Africana (UA), com vista a estabilidade na região e no continente em geral.
O ministro disse também que a visita à África do Sul visa a materialização dos entendimentos alcançados durante o encontro em Viana-Áustria realizado a 30 de Novembro de 2023, à margem da 91ª Assembleia Geral da Interpol.
O governante destacou a necessidade de ver reforçadas as relações bilaterais no domínio da segurança e ordem pública, desenvolvendo uma cooperação mutuamente vantajosa nos domínios da partilha de informação, formação de quadros, combate à criminalidade organizada, com realce para o terrorismo,tráfico de seres humanos e de drogas, diamantes, protecção da flora e fauna, roubo de viaturas e imigração ilegal.
-
Angola e África do Sul fortalecem cooperação no domínio policial