• Angola e África do Sul assinam memorando


    Angola e África do Sul assinaram, quinta-feira, em Pretória, um memorando de entendimento para o reforço da cooperação no domínio do programa “Caminhos para a Independência: Património de Libertação Africana”, adoptado pela UNESCO em 2005.

    O acordo, assinado pelos ministros da Cultura de Angola, Filipe Zau, e do Desporto, Artes e Cultura da África do Sul, Gayton McKenzie, foi rubricado no âmbito da visita de Estado do Presidente João Lourenço a Pretória.

    O acordo estabelece acções concretas voltadas à preservação e valorização do património histórico e cultural, ligado à luta pelo fim do apartheid na África do Sul.

    Entre as iniciativas contempladas destacam-se a construção de um Monumento, em Viana, em homenagem aos combatentes tombados no conflito armado contra as forças do apartheid, destacando a contribuição angolana na libertação da África do Sul. A criação de uma “Vala de Memória” dedicada à memória daqueles que perderam a vida, sobretudo na Frente Norte, durante o conflito, e a co-produção de um documentário sobre a Batalha do Cuito Cuanavale, também constam das iniciativas contempladas.

    O documentário sobre a Batalha do Cuito Cuanavale vai abordar este marco histórico e reforçar o compromisso com a preservação e promoção deste património cultural.O programa “Caminhos para a Independência” vem consolidar os esforços dos países africanos em torno da preservação do legado das respectivas lutas de libertação, reconhecendo o seu impacto na formação da identidade do continente.