• Angola defronta Comores nas meias-finais da COSAFA


    A Selecção Nacional defronta na sexta-feira, às 15h00, o Lesotho nas meias-finais da 23.ª edição da Taça COSAFA.

    Os Palancas Negras qualificaram-se ontem para as meias-finais, após o triunfo sobre o Lesotho por 3-1, no jogo da terceira jornada do Grupo C, disputado no Estádio Nelson Mandela By.

    A equipa nacional entrou determinada a vencer o desafio, único resultado que interessava para os objectivos da selecção. Pressionados, os angolanos manifestaram alguma ansiedade e revelaram nervosismo na pontaria.

    Apesar do domínio dos Palancas Negras, o inesperado aconteceu: Fothoane, atacante do Lesotho, aproveitou o 'sono profundo' da defesa angolana e aos 26 minutos marcou o primeiro do encontro.

    Os pupilos de Pedro Gonçalves, abalados com o tento sofrido contra-corrente do jogo, reagiram em busca da igualdade. Com pressão alta remeteram o adversário no seu meio campo, sem soluções para contrariar os intentos contrários. Num lance de contra-ataque, o lateral esquerdo Pedro passou pelos defensores contrários e foi travado na área de forma irregular. O árbitro em cima do lance não teve dúvidas e assinalou a marcação do penálti.

    Depú chamado a cobrar o castigo máximo, não tremeu e restabeleceu a igualdade no Estádio Nelson Mandela By. As duas selecções foram ao intervalo empatadas a uma bola, deixando antever um duelo emotivo na etapa complementar.

    Os Palancas Negras voltaram a entrar com a mesma motivação e determinação em busca do golo da vantagem, mas os erros cometidos nos momento da finalização impediam o surgimento do tão almejado tento.

    Aos 63 minutos, na sequência de um canto cobrado pelo Maestro, na esquerda conforme atacava o combinado angolano, Vidinho, o ponta-de-lança, subiu e colocou a equipa nacional em vantagem.

    O número 10 dos Palancas Negras, Maestro, eleito o Homem do Jogo, voltou a provar que não sabe jogar mal. O médio foi uma figura importante no meio campo da Selecção Nacional na organização das acções ofensivas, motivando os colegas a acreditarem que a disputa da final seria possível. 

    Já nos descontos, Pedro Bondo, dentro da área contrária, foi atropelado pelo guarda-redes do Lesotho. O juiz voltou a assinalar penálti a favor dos Palancas Negras. Miro não tremeu e fixou o resultado final em 3-1, vantagem que permitiu Angola assegurar o primeiro lugar do Grupo C com 7 pontos, os mesmos que a Namíbia, e ambas selecções se qualificaram às meias-finais da prova.

    O combinado angolano deverá defrontar as Ilhas Comores ou Moçambique, no embate das meias-finais agendado para sexta-feira.

    Refira-se que o atacante Depú concorre para a bota de ouro da Taça COSAFA, fruto dos três golos rubricados na competição.