• Angola assume a presidência do Fórum Parlamentar da CIRGL


    Angola assume, no próximo mês de Abril, a presidência rotativa do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL).

    A informação foi avançada pelo presidente do Grupo Nacional de Acompanhamento às Organizações Parlamentares Regionais, deputado Pedro Sebastião, durante a 1.ª Reunião Extraordinária deste órgão, que aprovou na quarta-feira o plano de actividades para 2025.

    Segundo Pedro Sebastião, Angola vai assumir a presidência rotativa do Fórum Parlamentar da CIRGL durante a 15.ª Sessão Ordinária da organização e reuniões conexas, a ter lugar em Luanda, de 25 a 30 Abril deste ano.

    Dentre os principais desafios, durante o mandato de Angola, consta a dinamização do FP-CIRGL, de modo a tornar-se forte o coeso, e o aumento da intervenção dos deputados angolanos inseridos nas diferentes comissões da organização.

    A estabilização financeira do FP-GIRGL é também uma preocupação. Por isso, para este ano, está previsto a eleição de um novo secretário-geral, figura importante na gestão administrativa e financeira da organização.

    O presidente do Grupo Nacional de Acompanhamento às Organizações Parlamentares Regionais apontou ainda como desafios futuros a transformação dos fóruns em parlamentos regionais, estando o FP-SADC em melhores condições para a concretização deste desiderato.

    Porém, reconhece que, apesar de estatutariamente o Fórum Parlamentar da SADC ter atingido já o número de assinaturas necessárias para a sua transformação em parlamento, ainda decorre um processo de lóbi para a obtenção de unanimidade nas assinaturas. A ideia é congregar todos os Estados-membros.

    O Grupo Nacional de Acompanhamento às Organizações Parlamentares Regionais integra o Grupo Nacional do Fórum Parlamentar da SADC, o Grupo Nacional do Fórum Parlamentar da CIRGL e o Grupo Nacional do Fórum Parlamentar da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).