A república de Angola vai acolher, de 24 a 29 de Abril de 2025, a 15ª sessão ordinária da Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL) e reuniões conexas.
De acordo com uma nota da Assembleia Nacional a que a ANGOP teve acesso, a decisão foi aprovada pela 14ª sessão ordinária da organização, que encerrou esta sexta-feira (19), em Lingstone (Zâmbia).
O documento dá conta que Angola acolherá também as duas reuniões preparatórias do órgão, nomeadamente a 29ª sessão ordinária do Comité Executivo, de 28 a 29 de Novembro de 2025, e a 2ª reunião estatutária do Comité de Finanças e Mobilização de Recursos, de 25 a 26 do mesmo período.
Rotatividade do Fórum
Consta, pela ordem de rotatividade do Fórum, que o Parlamento angolano, na pessoa de Carolina Cerqueira, assuma a presidência da organização no período de 2025-2026, correspondente a um ano de mandato, por ser o único parlamento-membro que ainda não exerceu tal cargo.
Actualmente, lidera o FP-CIRGL a Presidente do Parlamento da Zâmbia, Nelly Mutti, a quem o deputado angolano Pedro Sebastião felicitou pela recente ascensão e recomendou que priorize a revisão do regulamento interno do Fórum, com vista a fortalecer a coesão entre os estados membros.
O também presidente do Grupo de Acompanhamento às Organizações dos Parlamentos Regionais endereçou, em nome líder parlamentar de Angola, Carolina Cerqueira, palavras de agradecimento a presidente cessante do FP-CIRGL, Jemma Nunu Kumba, pela brilhante condução da organização nos últimos tempos, que levou ao alcance dos desideratos preconizados.
O reconhecimento foi estendido ao Secretariado do Fórum, que soube trazer para a organização tudo aquilo que se entendia necessário para a condução dos seus bons trabalhos.
Adesão de Angola ao FP-CIRGL
Angola foi oficialmente convidada para membro do Fórum Parlamentar da Conferência sobre a Região dos Grandes Lagos em Janeiro de 2013. Aderiu ao órgão em Novembro de 2014.
O FP-CIRGL é uma organização interparlamentar que reúne Parlamentos nacionais dos 12 Estados-membros da CIRGL, nomeadamente, Angola, Burundi, Congo, República Centro-Africana (RCA), República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Uganda, Tanzânia e Zâmbia.
O Fórum foi instituído a 4 de Dezembro de 2008, em Kigali, Rwanda, em seguimento da assinatura do Acordo Interparlamentar. O órgão é constituído pela Assembleia Plenária, Mesa da Assembleia Plenária, Conferência dos Presidentes, Comité Executivo, Comissões e Secretariado-Geral.