A Selecção Nacional de Basquetebol masculina de Sub-18 perdeu sábado com a Nigéria por 65-70 no segundo jogo do Campeonato Africano que decorre em Pretória, África do Sul. A equipa de Apolinário Paquete perdeu o fôlego em três quartos em que se apresentou sem forças para suplantar os nigerianos.
A equipa angolana deparou-se com uma adversária determinante a comandar o jogo e "perdeu a rede” nos movimentos. Sem alternativa, Apolinário viu o conjunto derrotado por 11-27 pontos no primeiro quarto.
No segundo período, os nigerianos entraram mais fortes e fecharam as linhas de passe de Angola. O sistema defensivo fez com que as perdas de bolas constantes redundassem em prejuízo no marcador. Apenas seis pontitos foram contabilizados para os angolanos contra 12 dos nigerianos.
Após o intervalo, Apolinário chamou a atenção dos rapazes e protagonizaram equilíbrio no jogo. Dotados com mais audácia no ataque, os angolanos responderam à mesma moeda. No final, o quarto terminou empatado a 25 pontos.
Em busca de pontos para sair vencedor, o seleccionador nacional conseguiu incutir um espírito diferente aos rapazes. A meio do último quarto, os angolanos equilibraram o jogo e conseguiram passar à frente no marcador (57-55). Foi sol de pouca duração. Os nigerianos galvanizaram-se na recta final e controlaram o jogo. O esforço de Angola foi insuficiente para superar a diferença nos dois primeiros quartos e contentou com a vitória parcial de 23-16.
No final, Apolinário Paquete e pares testemunharam o sorriso de felicidade dos nigerianos pela vitória por 65-70.
Angola volta a jogar na quarta-feira para a terceira jornada diante do Egipto.