A liderança do Presidente da União Africana e da República de Angola, João Lourenço, está a mobilizar fundos financeiros e a acelerar o cumprimento da Agenda 2063 do Continente.
A afirmação foi feita, hoje, em Abuja, capital administrativa e política da Nigéria, pelo Presidente e presidente da Comissão Executiva da Africa Finance Corporation (Corporação Financeira Africana).
Samaila Zubairu interveio na sessão de abertura das Reuniões Anuais do Afreximbank.
De acordo com Samaila Zubairu, o Presidente João Lourenço e outros parceiros têm sido incansáveis e direccionado o foco de África na mobilização de soluções mais práticas e rapidamente realizáveis.
Um exemplo referido pelo presidente da Africa Finance Corporation (Corporação Financeira Africana) é o da activação em curso do Fundo de Desenvolvimento Africano.
Trata-se de uma plataforma cuja finalidade é limitar as lacunas financeiras em objectivos críticos e fazer cumprir a Agenda de Desenvolvimento do continente, a “Agenda 2063”, adoptado em Janeiro de 2015 e actualmente a ser cumprida pela União Africana de que Angola é presidente pro-tempore, em 2025.
“O mundo está cada vez mais fragmentado e as nações enfrentam várias transformações. Nesse contexto, os africanos precisam olhar para o futuro, encontrar soluções para os nossos desafios de desenvolvimento. A era das alianças e da benevolência externa está a dar lugar a um caminho de nova determinação. Essa é a nova realidade”, disse Samaila Zubairu.