• Academia Diplomática lança Programa de Treinamento “Diplomatas para o Futuro”


    A Academia Diplomática Venâncio de Moura lançou, esta quinta-feira, em Luanda, um Programa de Treinamento denominado “Diplomatas para o Futuro” com obejctivo de capacitar quadros capazes de actuar nos sectores público e privado e a nível das organizações internacionais.

    No curso, cuja duração é de três meses podem participar estudantes com ensino secundário concluído, com frequência no ensino superior, formados em relações internacionais, Ciências Sociais, Humanas e domínios a afins.

    Ao intervir na cerimónia de abertura do evento, o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas Domingos Vieira Lopes, em representação do ministro das Relações Exteriores, Téte António, referiu que a carreira diplomática impõe a todos que nela se inserem um conjunto de desafios particulares como o de "cuidar da imagem de Angola no exterior”.

    "Por isso, o Programa de Treinamento Diplomatas para Futuro com a sua componente teórica e prática afigura-se como uma oportunidade para o desenvolvimento e habilidades político-diplomáticas não apenas para o que pretendem seguir uma a carreira, mas também para os que que compreendem que nas últimas décadas têm se verificado mudanças na diplomacia convencional”, esclareceu o secretário de Estado. 

    O Programa de Treinamento Diplomatas para o Futuro tem já as inscrições abertas e deverá arrancar em Agosto deste ano, segundo fez saber o director-geral da Academia Diplomática Venâncio de Moura, Marcos Barrica. 

    O evento contou com a presença do director do gabinete de Estudos e Análise Estratégicas do Ministério das Relações Exteriores, Matias Pires, reitores das universidades, corpo diplomático acreditado em Angola, estudantes, entre outros convidados.