Os directores da Academia Diplomática Venâncio de Moura, Marcos Barrica, e o do Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas do Ministério das Relações Exteriores, Matias Pires, foram recebidos em audiência, esta segunda-feira, em Havana, por membros de Direcção do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) "Raul Roa Garcia" de Cuba.
No encontro, que serviu para passar em revista o Acordo de Cooperação entre a ADVM de Angola e o ISRI de Cuba, reflectiu-se essencialmente sobre questões da formação académica de alto nível, capacitação especialização de quadros angolanos, em matéria de diplomacia e relações internacionais, soube o JA Online de fonte oficial.
Sobre a mesa, as entidades dos dois países analisaram os mecanismos de paceria para a promoção e efectiva realização de pesquisas e investigação científicas sobre assuntos de interesse comum.
As partes enfatizaram, igualmente, a necessidade e importância de procederem estudos e análises partilhadas centrados em questões estratégicas de âmbito regional e ou global, nomeadamente, prevenção e resolução de conflitos, integração Regional, paz e segurança mundiais, entre outros, numa perspectiva da "cooperação sul-sul".
Durante o encontro de trabalho que decorreu numa das salas do ISRI-Cuba, em Havana, foi igualmente reforçado o pensamento tanto da ADVM, como do ISRI, de se tornarem verdadeiramente em "think tank" dos respectivos Ministérios, em matéria de politica externa.
Por sua vez, o vice-reitor para a Área de Investigação e Pós-Graduação do ISRI, Oscar León González, manifestou interesse e disponibilidade em aliar-se à perspectiva visionária de uma instituição de altos estudos em Política Externa, Diplomacia e Relações Internacionais, para a qual a Academia Diplomática Venâncio de Moura se projecta transformar-se.
Segundo a mesma fonte, nesta terça-feira, os embaixadores José Barrica e Matias Pires participaram, também, da cerimónia alusiva ao Dia do Herói Nacional, promovida pela Embaixada de Angola em Cuba, e, nos dias 18 e 19, vão juntar-se ao Seminário Internacional sobre "Diplomacia Parlamentar", que decorrerá no "Capitólio" - sede da Assembleia Nacional do Poder Popular da República de Cuba.